quinta-feira, 2 de maio de 2013

Introdução à E-Commerce:


Bom dia, boa tarde e boa noite, Tristeza, Alegria, Ódio e todo Amor que houver nessa vida 


Tudo o que você precisa saber sobre E-Commerce:


O que é e-Commerce?

Comércio eletrônico ou e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico. O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico.

É seguro vender pela internet?
A cada ano que passa mais pessoas se sentem seguras para efetuar compras através da Internet, devido ao surgimento de novos recursos de segurança.
Em 2011, 96% dos internautas brasileiros já fizeram alguma compra virtual, segundo uma pesquisa internacional.


Existem basicamente sete tipos de “e-commerce”:



Business to Consumer (B2C):
Nesse ramo de e-commerce, a relação é estabelecida entre a organização (business) e o cliente(customer). Resumidamente, empresas online vendendo serviços e produtos para o cliente final.


Business to Business (B2B):
Consiste na relação de negócios entre empresas, como venda somente no atacado. Não existe a interação com cliente como pessoa física. Normalmente feito entre fabricantes e lojas.


Consumer to Consumer (C2C):
Este tipo de comércio eletrônico consiste na negociação entre duas pessoas físicas, normalmente estabelecida através de um intermediador, como os sites de leilão de produtos e afins.


Peer to Peer (P2P):
Consiste em pessoas compartilhando, normalmente de arquivos digitais , sem a necessidade do intermediador. Para isso ambas partes devem ter instalado um software que permita a busca e a posterior  transferência dos arquivos.
Este ramo de e-commerce possui baixíssimo retorno financeiro e muitas vezes é associado a pirataria e crimes virtuais.


m-Commerce:
Esta definição é relativamente nova e consiste em estabelecer uma transação comercial com o uso de um dispositivo móvel (celular, smartphone, tablet,…). Devido ao aumento de venda e utilização desses dispositivos, a consolidação deste tipo de comércio é uma aposta para um futuro próximo.


s-commerce:
Esta é a versão do comércio eletrônico que se preocupa com as redes sociais como forma de atrair e fidelizar o cliente, ou o e-commerce que faz uso da principal qualidade de uma rede social: o relacionamento entre pessoas, seja para opinião de um produto, divulgação de promoções, etc.


T-Commerce:
Esta modalidade de comércio eletrônico faz uso da TV Digital como meio de se vender produtos para os telespectadores. O telespectador pode a qualquer momento do programa na TV comprar o produto que está sendo exibido, seja por débito direto no cartão de crédito ou estabelecimento de um contato direto com o vendedor.
Do que eu preciso para ter uma loja online?
Ofereça métodos e ferramentas de segurança online.
Se utilizar certificados de seguranças próprios, não armazene informações de cartões de créditos. Crie políticas de seguranças claras e objetivas.
Respeite os direitos dos consumidores.
Apresente os dados da sua empresa de forma clara e objetiva, de preferência sempre ao final de uma primeira compra, mostrando assim para o consumidor a razão social, endereço, e principalmente telefone de contato.


Seja simples.
Cada clique a mais que um consumidor tiver que dar para conseguir finalizar uma compra será sempre mais uma barreira. Tente deixar a página de finalização de compra única, facilitando a visualização das informações e que o processo fique simples.


Crie uma boa política de devoluções.
Esclareça como será possível caso o seu consumidor não goste do produto ou o receba com problemas. Desenvolva uma forma clara e fácil, o que trará muito mais confiança na hora de concretizar a compra.
Integre as informações do cliente.
Se existir uma loja física, faça o possível para integrar estas informações. É importante que os pontos de programas de recompensas possam ser usados em sua loja física e vice-versa. Não faça distinção entre ambientes real e virtual.


Sempre promova a loja no ambiente virtual.
Utilize de boas práticas de SEO e reserve parte do investimento para publicidades diversas: links patrocinados, banners em fóruns direcionados e blogs cujo assunto seja derivativo de seus produtos, entre outros. Seja visto para ser conhecido.
Mantenha contato com o cliente após a efetivação da venda através de e-mails, sempre posicionando sobre a situação do pedido a cada etapa até a finalização da entrega e satisfação.



Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos, mostra como o comércio digital no Brasil vive um excelente momento - e vai melhorar, veja o video:





FIM DE PAPO !!!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Links de sexta:


Bonne journée, dobar dan & bonum nocte! céu, lua, estrelas, Hermes Trismegisto e Tábua de Esmeralda

É nesse clima internacional que começamos mais um: LINKS DE SEXTA lol


Técnologia: 








E aquele vínculo entre TI e Previsão do Futuro?


Entreterimento:









 O Will sabe das coisas...














Curiosidades:

8 Qualidades de uma pessoa culta (todos deveriam ler)






Música de Sexta:

The Girl Fron Ipanema – Amy Winehouse

Musica originalmente composta por Vinicius de Moraes e Tom Jobim em 1962, teve e tem grande repercussão no cenário mundial até hoje, "Garota de Ipanema" pode ser considerada o hino da Bossa nova e MPB, a canção chega as ser considerada a segunda canção mais tocada no mundo, ficando apenas atras de "Yesterday" dos Beatles.

A britânica Amy Winehouse regravou a canção e ela foi lançada no seu álbum póstumo  "Lioness: Hidden Treasures". 

Juntando toda a competência poética da parceria Vinicius e Tom com toda potência vocal e de interpretação de umas das maiores (se não a maior) cantora de Jazz/Soul dos ultimos tempos, o resultado só poderia ser esse mesmo. Fantástico!

Traduçãoaqui







                     (E sempre lembrem: se quem vende o corpo é puta, a fada dos dentes é cafetona)


FIM DE PAPO !!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sistemas de E - Commerce

Bom dia, boa tarde, boa noite, planeta Terra, Jupiter e Magnésio de potássio.

Hoje, 25/04, vamos falar sobre sistemas de e-commerce:


Uma das maiores dificuldades que o empresário enfrenta é a escolha de um sistema adequado para publicar e vender os seus produtos na internet. Montar um sistema de loja virtual do zero (ou seja, um sistema personalizado montado por uma equipe especializada a partir do zero) não é tão barato, isso acaba levando muitos empresários a contratar sistemas de loja virtual pronta.



Existem muitas empresas que alugam sistemas de loja virtual pronta, de fácil configuração e utilização. Esse tipo de solução parece ser perfeita, tendo em vista que o empresário não terá muito trabalho para configurar a loja e não levará muito tempo para disponibilizar seus produtos na internet, além do custo que é relativamente baixo.

Os pontos negativos são: 

Sistema limitado, engessado
Instabilidade
Suporte

Sistemas de Loja Virtual OpenSource (código fonte aberto)

Outra solução bem bacana,  é a utilização de sistemas de loja virtual open source. Nesse caso é necessário alguém com conhecimento para configurar o sistemas open source, e entre eles o destaque vai para  três


Magento:




Plataforma muito boa e robusta, conta com uma comunidade com inúmeros plugins e módulos de configuração que permite você personalizar sua loja de acordo com sua necessidade. O ponto negativo é que devido a quantidade de ferramentas o sistema é um pouco pesado e muito complexo.

VirtueMart:


Esse sistema de loja virtual é um componente do Joomla. Essa solução é recomendada para quem deseja montar um portal com loja virtual integrada.

OpenCart:

A vantagem do OpenCart é que ele é um sistema bem leve não deixando nada a desejar. Conta com um painel de configuração com todas as ferramentas necessárias para você criar um e - commerce poderoso, diversificado e leve. Pode ser usado para qualquer tipo de loja virtual.


Autor Fábio Bmed
Sistemas pagos:
Vamos falar sobre um chamado Commerce Suite.
Uma plataforma de loja virtual entregue no modelo SaaS (Software como Serviço), o Commerce Suite é a evolução da experiência do lojista com o comércio eletrônico. A VTEX faz com que sua loja virtual melhore constantemente, sem que para isso a sua empresa tenha qualquer interrupção no processo de vendas. Por conta do modelo em SaaS, o upgrade de aplicações e infraestrutura é feito a cada 60 dias.

Centralize as informações de vários canais e diferencie sua empresa com:

• Televendas: solução única e capaz de integrar as informações da central de atendimento com a loja virtual.

• Mobile Commerce: smartphones e tablets têm sido a porta de entrada de muitos usuários de internet. Esteja pronto para receber e vender como uma loja virtual adaptada para dispositivos móveis.

• Redes Sociais: coloque a campanha da sua loja virtual no Facebook, no Twitter e no Google+. E vá além, gere negócios por meio desses canais de relacionamento.

• Loja física e loja virtual: ultrapasse a barreira de comunicação entre os dois meios. Uniformize a experiência e a oferta de produtos e serviços. Potencialize os resultados.

• Ferramenta de Busca: Permita que seus clientes localizem facilmente produtos dentro de sua loja virtual.

• Recomendação de Produtos: Mostre ao cliente que você identificou por qual meio ele chegou ao seu site e sabe o que ele deseja. Exponha na página inicial as ofertas e ideias de acordo com as necessidades dele.

• Multivitrine: amplie a oferta de produtos logo na primeira página.

• Ferramentas de merchandising: Com um sistema avançado de promoções e preparado para o mercado nacional e possibilidade de personalizar a experiência do comprador, você consegue aproveitar ao máximo os resultados que sua loja virtual pode lhe oferecer.
Para você que pensa em montar a sua loja virtual com este sistema, da uma olhada no preço.


sexta-feira, 19 de abril de 2013

Links de sexta:



Bom dia, Boa tarde e Boa noite, do Oiapoque ao Chui, do Canadá à Austrália e Guiana  Francesa


 Fala galera !!!!!

Novidade no Blog, (AEEEEEE !!), agora toda sexta links para seu enterterimento e informações, aproveitem...


Técnologia:

O tablet pode ficar mais barato aqui - TechTudo

Iphone mais em conta? - Olhar digital

Duvida sobre qual Sistema operacional usar? - Uol

Maquina do tempo? - Ciência Online

Recursos de Mac's que cairiam em no Windows - Blog do seu PC

13 Livros sobre E-commerce que você deveria ler - E-commerce Brasil

T.I também é jogo de cintura:

Vida de Suporte

Entretenimento:

É brasileiro? Então click - Ah, Duvido

Ansioso para o novo "300"?, Veja o poster - Blog Pop

O NetFlix vai mudar, fique por dentro -  Blog Pop

Twittadas da semana - Lista 10

Abra sua mente:
NaveEspacial



Curiosidades:

Maiores mentiras femininas - Acidez Feminina

Dicas pra viver melhor -- Ah Negão

6 atitudes que matam a criatividade -- Jacaré Banguela

Call center facilita a cidadania Italiana em Curitiba - Imigrantes Brasil


Musica de Sexta:
Strawberry Fields Forever - Ben Harper


 Musica originalmente composta por um dos Gênios da musica, John Lennon, e gravada pelos Beatles em 1967, Strawberry fields forever trata de um terreno onde se localizava uma hospedaria (abrigo) do Exército de Salvação, um grupo religioso com ramificações no mundo inteiro, John doou uma parte de seus bens para o abrigo antes de morrer.

Ben Harper regravou o som em 2001 para a trilha sonora do filme "I Am Sam" (Que contém diversas regravações dos Beatles).

Juntando o talento de Ben Harper e umas das mais belas composições dos Beatles, só poderia ser fantástico mesmo, confira...


Tradução Aqui



E não esqueçam que usar crack faz mal à sua saúde e usar crocs faz mal à sua interação com o mundo ;) 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Internet x Intranet x Extranet

Bom dia, boa tarde e boa noite, Ceus, estrelas, bicabornato de sódio, Galaxia e Acre




Hoje vamos falar um pouco de, Internet, Intranet e Extranet:



Internet


Afinal de contas, como podemos definir a internet? A internet é uma rede classificada como WAN (Rede de dimensão global) e conecta diversas outras redes em todo o mundo, através de estruturas robustas chamadas backbones. 
Quando você se conecta à internet, sua conexão irá traçar uma rota até o serviço ou site que deseja utilizar, passando pelo provedor de acesso e backbones. Esta estrutura é comumente chamada de “nuvem”.
A internet baseia-se, principalmente, no uso do protocolo TCP/IP e suas diversas camadas e protocolos dependentes. Através do TCP/IP serviços são disponibilizados como os sites, email, FTP.
A navegação em sites é conhecida como Web, ou WWW (World Wide Web). Atenção, web não é sinônimo de internet, é na realidade um serviço da internet.




E a Intranet, o que é?





A intranet é uma rede que baseia-se nos serviços oferecidos na Internet através do TCP/IP, como sites, emails, etc. Porém seu acesso é restrito à redes privadas, ou seja, os serviços da intranet são somente acessíveis através do acesso à esta rede privada.
Existem infinitas intranets, qualquer rede privada pode criar serviços e tornar-se uma intranet. Já a internet só existe uma.
Posso acessar uma intranet pela internet?
Sim. O protocolo VPN possibilita a criação de uma rede privada virtual, permitindo assim que através da internet seja criado um túnel de comunicação com sua rede privada, como se estivesse fisicamente conectado à esta rede. Preferencialmente a conexão VPN deve ser criptografada, para garantir a integridade dos dados.
Através da VPN você tem acesso a todos os recursos da rede local, como, por exemplo, imprimir em impressoras da rede, mesmo estando distante.






E a Extranet?



Extranet diz respeito a uma rede de conexões privadas, baseada na internet, utilizada entre departamentos de uma empresa ou parceiros externos, na cadeia de abastecimento, trocando informações sobre compras, vendas, fabricação, distribuição, contabilidade entre outros.  A Extranet de uma empresa é, portanto, a porção de sua rede de computadores que faz uso da Internet para partilhar com segurança parte do seu sistema de informação. Tomado o termo em seu sentido mais amplo, o conceito confunde-se com Intranet. Uma Extranet também pode ser vista como uma parte da empresa que é estendida a usuários externos ("rede extra-empresa"), tais como representantes e clientes. Outro uso comum do termo Extranet se dá na designação da "parte privada" de um site, onde somente "usuários registrados" podem navegar, previamente autenticados por sua senha (login).

Ai vai um video explicativo muito útil para quem quer aprender mais conceitos sobre Internet, Intranet e extranet:







FIM DE PAPO






quinta-feira, 11 de abril de 2013

NFC, Decreto n°7962 e outras bagaça ae!




Bom dia, boa tarde, boa noite Lua, Terra, astros e tudo mais....





Neste post vamos falar sobre um novo recurso para smart-phones e sobre um decreto sobre informática, que foi oficializado no dia 15/03.





O que é NFC?


Com a NFC (Near Field Communication), você pode transferir informações entre seu telefone e outros dispositivos NFC, como telefones, tags NFC ou dispositivos de pagamento. Por exemplo, você pode compartilhar endereços da Web, contatos, números de telefone, faixas de música, vídeos ou fotos.
As tags NFC são pequenas áreas de informações programadas que podem ser incorporadas em pôsters, anúncios em outdoors ou próximas aos produtos nas lojas de varejo. Se tocar em uma tag, você pode obter informações adicionais como mapas, endereços da Web e trailers de filmes.
A NFC é ativada por dois dispositivos NFC. A distância máxima de leitura é de aproximadamente 1 centímetro, o que ajuda a impedir comunicações não autorizadas










Para conhecer mais sobre este recurso, segue uma matéria do site techtudo, que foi postada no dia 31/01.
Uma matéria super interessante, pelo menos pra mim, é a utilização deste recurso em aeroportos,clica ae e lê =)

Mudando de assunto, no ultimo dia 15 de março, foi regulamentado um decreto, chamado Decreto n°7962, que fala sobre o comércio eletronico no Brasil.



Aqui estão algumas regras deste decreto:
I - informações claras a respeito do produto, serviço e do fornecedor;
II - atendimento facilitado ao consumidor; e
III - respeito ao direito de arrependimento.

Bom... acho que é isso ae...
Semana que vem teremos novidades e novos post's...
Vlw...
;]
FIM DE PAPO








quinta-feira, 21 de março de 2013

3 Perguntas constantes sobre E-commerce:

Bom dia, boa tarde e boa noite, Sol, Lua, Galáxia, Cosmos e Damião

Na aula do dia 21/03, foi solicitado pelo professor 3 questões primordiais sobre e-commerce, abaixo segue solicitado.

 1 – O que é e-commerce (comércio eletrônico) ?

R:

Definimos comércio eletrônico como qualquer transação comercial que envolva a cadeira de valor dos processos de negócio através de um ambiente eletrônico, por exemplo, a Internet. As práticas de comércio eletrônico não vieram com a Internet.

2 – Qual a diferença entre E-commerce e E-bussines ?

R : 

Muitas pessoas confundem E-commerce com E-business. Contudo as duas palavras agregam conceitos distintos que por fim podem se complementar. “E-commerce”, ao pé da letra, significaria “comércio eletrônico”, enquanto o “E-business” faz menção a todo o processo do negócio eletrônico, podendo vir a ter, ou não, uma transação comercial. Enquanto o E-commerce trabalha diretamente com as vendas no ambiente virtual, o E-business engloba todo o processo de negociação da empresa na rede, podendo tratar da integração com fornecedores, clientes ou até outras empresas e governo.

3 – O que podemos tratar como Benefícios e risco do E-commerce pra uma empresa?
Podemos identificar como benefícios :

R:
  • Redução de custos operacionais
  • Aumento da satisfação dos clientes
  • Gestão de dados mais eficiente
  • Potencial aumento de vendas
  • Aumento dos modelos de negócios
  • Trabalhar com estoque do fornecedor
  • Possibilidade de ação para empresas que atuam em nichos de mercado
  • Relação direta com consumidores
  • Monitoramento de preferências do consumidor
  • Aumento da possibilidade de prestação de serviço online
E Riscos:
  • Receio do consumidor em comprar online
  • Questões de segurança da informação
  • Transações fraudulentas
  • Questões de privacidade
  • Compras baseadas apenas em fotos sem manusear o produto
  • Aumento da Competição
  • Possível dificuldade com devolução .   
Novas postagens estão por vir, aguardem...


FIM DE PAPO!!!

quinta-feira, 14 de março de 2013

Transações no mercado eletrônico

Na segunda aula tivemos a oportunidade de ir um pouco alem da matéria E-commerce, ao pesquisar encontramos as principais transações existente no mercado de comercio eletrônico.

Como podemos ver a seguir, na tabela abaixo:


Vimos também as principais empresas de venda coletiva;
E um fato interessante ocorreu a pouco tempo em uma das maiores neste ramo GROUPON.

Clique aqui e confira

FIM DE PAPO !!!