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Tudo o que você precisa saber sobre E-Commerce:
O que é e-Commerce?
Comércio eletrônico ou e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico. O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico.
É seguro vender pela internet?
A cada ano que passa mais pessoas se sentem seguras para efetuar compras através da Internet, devido ao surgimento de novos recursos de segurança.
Em 2011, 96% dos internautas brasileiros já fizeram alguma compra virtual, segundo uma pesquisa internacional.
Existem basicamente sete tipos de
“e-commerce”:
Business to Consumer (B2C):
Nesse ramo de e-commerce, a relação é estabelecida entre a organização (business) e o cliente(customer). Resumidamente, empresas online vendendo serviços e produtos para o cliente final.
Business to Business (B2B):
Consiste na relação de negócios entre empresas, como venda somente no atacado. Não existe a interação com cliente como pessoa física. Normalmente feito entre fabricantes e lojas.
Consumer to Consumer (C2C):
Este tipo de comércio eletrônico consiste na negociação entre duas pessoas físicas, normalmente estabelecida através de um intermediador, como os sites de leilão de produtos e afins.
Peer to Peer (P2P):
Consiste em pessoas compartilhando, normalmente de arquivos digitais , sem a necessidade do intermediador. Para isso ambas partes devem ter instalado um software que permita a busca e a posterior transferência dos arquivos.
Este ramo de e-commerce possui baixíssimo retorno financeiro e muitas vezes é associado a pirataria e crimes virtuais.
m-Commerce:
Esta definição é relativamente nova e consiste em estabelecer uma transação comercial com o uso de um dispositivo móvel (celular, smartphone, tablet,…). Devido ao aumento de venda e utilização desses dispositivos, a consolidação deste tipo de comércio é uma aposta para um futuro próximo.
s-commerce:
Esta é a versão do comércio eletrônico que se preocupa com as redes sociais como forma de atrair e fidelizar o cliente, ou o e-commerce que faz uso da principal qualidade de uma rede social: o relacionamento entre pessoas, seja para opinião de um produto, divulgação de promoções, etc.
T-Commerce:
Esta modalidade de comércio eletrônico faz uso da TV Digital como meio de se vender produtos para os telespectadores. O telespectador pode a qualquer momento do programa na TV comprar o produto que está sendo exibido, seja por débito direto no cartão de crédito ou estabelecimento de um contato direto com o vendedor.
Do que eu preciso para ter uma loja online?
Ofereça métodos e ferramentas de segurança online.
Se utilizar certificados de seguranças próprios, não armazene informações de cartões de créditos. Crie políticas de seguranças claras e objetivas.
Respeite os direitos dos consumidores.
Apresente os dados da sua empresa de forma clara e objetiva, de preferência sempre ao final de uma primeira compra, mostrando assim para o consumidor a razão social, endereço, e principalmente telefone de contato.
Seja simples.
Cada clique a mais que um consumidor tiver que dar para conseguir finalizar uma compra será sempre mais uma barreira. Tente deixar a página de finalização de compra única, facilitando a visualização das informações e que o processo fique simples.
Crie uma boa política de devoluções.
Esclareça como será possível caso o seu consumidor não goste do produto ou o receba com problemas. Desenvolva uma forma clara e fácil, o que trará muito mais confiança na hora de concretizar a compra.
Integre as informações do cliente.
Se existir uma loja física, faça o possível para integrar estas informações. É importante que os pontos de programas de recompensas possam ser usados em sua loja física e vice-versa. Não faça distinção entre ambientes real e virtual.
Sempre promova a loja no ambiente virtual.
Utilize de boas práticas de SEO e reserve parte do investimento para publicidades diversas: links patrocinados, banners em fóruns direcionados e blogs cujo assunto seja derivativo de seus produtos, entre outros. Seja visto para ser conhecido.
Mantenha contato com o cliente após a efetivação da venda através de e-mails, sempre posicionando sobre a situação do pedido a cada etapa até a finalização da entrega e satisfação.
Fonte: Michely Costa
Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos, mostra como
o comércio digital no Brasil vive um excelente momento - e vai melhorar, veja o
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FIM DE PAPO !!!
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